Apresentação Editores Edições Busca Normas Contato Links Úteis

V12N1
Bolinha Expediente

SUMÁRIO PDF
Editorial
Adriana Benevides Soares; Alexandra Cleopatre Tsallis; Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo; Deise Mancebo; Deise Maria Leal Fernandes Mendes; Rita Maria Manso de Barros.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
HTML
PDF
Artigos
Transtorno de ansiedade social e habilidades sociais de falar em público: estudo experimental
Social anxiety disorder and social skills for speaking in public: experimental study
Antonio Paulo Angélico
Universidade Federal de São João del-Rei –UFSJ, São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil
José Alexandre S. Crippa
Universidade de São Paulo – USP, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Sonia Regina Loureiro
Universidade de São Paulo – USP, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
HTML
PDF
Treinamento de habilidades sociais educativas parentais: comparação de procedimentos a partir do tempo de intervenção
Training parental educational social skills: comparison procedures from the intervention’s time
Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Universidade Estadual Paulista – UNESP, Bauru, São Paulo, Brasil
Laura Moreira Borelli
Universidade Estadual Paulista – UNESP, Bauru, São Paulo, Brasil
HTML
PDF
Avaliação de um programa de promoção da empatia implementado na educação infantil
Assessment of a program of promotion of empathy implemented at primary school
Marisa Cosenza Rodrigues
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
Renata de Lourdes Miguel da Silva
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
HTML
PDF
Um estudo bioecológico das relações de amizade em sala de aula inclusiva
A Bioecological study of the relations of friendship in an inclusive classroom
Rosana Assef Faciola
Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém, Pará, Brasil
Fernando Augusto Ramos Pontes
Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém, Pará, Brasil
Simone Souza da Costa Silva
Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém, Pará, Brasil
HTML
PDF
Reabilitação profissional: o que pensa o trabalhador sobre sua reinserção
Professional rehabilitation: what the worker thinks about their reintegration
Elisabete Cestari
Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil
Mary Sandra Carlotto
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
HTML
PDF
Saúde organizacional e s índrome de burnout em escolas e hospitais
Organizational healthy and syndrome of burnout in schools and hospitals
Etienne Andrade de Medeiros Dantas
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil
Livia de Oliveira Borges
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
HTML
PDF
Futebol e violência: Freud explica?
Soccer and violence: Can Freud explain?
Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes
Fundação Getúlio Vargas – FGV, São Paulo, São Paulo, Brasil
Olga Maria Salati Marcondes de Moraes
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil
HTML
PDF
Funcionamento diferencial de condutas agressivas em jovens infratores e universitários agressivos
Differential functioning of the aggressive behavior between young delinquents and aggressive colleges
Fermino Fernandes Sisto
Universidade São Francisco - USF, Itatiba, São Paulo, Brasil
Dario Cecilio-Fernandes
Universidade São Francisco - USF, Itatiba, São Paulo, Brasil
Fernando José Silveira
Universidade São Francisco - USF, Itatiba, São Paulo, Brasil
HTML
PDF
Avaliação dos estressores no trânsito: desenvolvimento da escala de estressores trânsito (ESET)
Evaluation of transit stressors at: development of escala de estressores do trânsito (ESET)
Marcelo Mendes dos Santos
Universidade do Sagrado Coração – USC, Bauru, São Paulo, Brasil
Hugo Ferrari Cardoso
Universidade do Sagrado Coração – USC, Bauru, São Paulo, Brasil
Thelma Margarida de Moraes dos Santos
Universidade do Sagrado Coração – USC, Bauru, São Paulo, Brasil
HTML
PDF
Repetição de gravidez na adolescência: estudos sobre a prática contraceptiva em adolescentes
Repeat Pregnancy in Adolescence: study about the practice of contraception in adolescents
Camomila Lira Ferreira
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil
Liliane Pereira Braga
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil
Ádala Nayana de Sousa Mata
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil
Caroline Araújo Lemos
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil
Eulália Maria Chaves Maia
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil
HTML
PDF
A noção de esquema corporal na filosofia de Merleau-Ponty: análises em torno da Fenomenologia da percepção
The notion of body schema in Merleau-Ponty’s philosophy: analyses regarding the Phenomenology of perception
Danilo Saretta Verissimo
Universidade do Estado de São Paulo – UNESP, Assis, São Paulo, Brasil
HTML
PDF
O fenômeno psicossomático no rastro da letra
The psychosomatic phenomenon in the wake of the letter
Roseane Freitas Nicolau
Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém, Pará, Brasil
Andréa Máris Campos Guerra
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
HTML
PDF
Representações sociais sobre pessoas com HIV/AIDS entre enfermeiros: uma análise estrutural e de zona muda
Social representations about the person with HIV/AIDS between nurses: a mute zone study
Tadeu Lessa da Costa
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Macaé, Rio de Janeiro, Brasil
Denize Cristina de Oliveira
Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Gláucia Alexandre Formozo
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Macaé, Rio de Janeiro, Brasil
HTML
PDF
Compreensão do significado de família por estudantes universitários baianos
Comprehension of the meaning of family by university students from Bahia
Elaine Pedreira Rabinovich
Universidade Católica de Salvador – UCSAL, Salvador, Bahia, Brasil
Anamélia Lins e Silva Franco
Universidade Católica de Salvador – UCSAL, Salvador, Bahia, Brasil
Lúcia Vaz de Campos Moreira
Universidade Católica de Salvador – UCSAL, Salvador, Bahia, Brasil
HTML
PDF
Seção Clio-Psyché
Inicios de la terapia familiar en la Argentina. 1960-1979.
Beginnings of family therapy in Argentina. 1960-1979.
Florencia Adriana Macchioli
Universidade de Buenos Aires – UBA, Buenos Aires, Argentina
HTML
PDF
Branquitude e progresso: a Liga Paulista de Higiene Mental e os discursos paulistanos na contemporaneidade
Whiteness and ideas on progress: the “Liga Paulista de Higiene Mental” and current racial conceptions in São Paulo
Lia Novaes Serra
Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, São Paulo, Brasil
Lia Vainer Schucman
Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, São Paulo, Brasil
HTML
PDF
Comunicação de Tese
Brincar para quê? Escola é lugar de aprender! Estudo de caso de uma brinquedoteca no contexto escolar
Play, what for? A school is a place of learning! A case study carried out in a school toy library
Idonezia Collodel Benetti
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
HTML
PDF
Comunicação de Pesquisa
"Você não é meu pai!" - Atribuições de padrastos e madrastas em famílias recasadas após separação conjugal
"You're not my father!" - The roles of stepparents in remarried families after marital separation
Laura Cristina Eiras Coelho Soares
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
HTML
PDF
Resenha
Violência: dimensão do humano?
Ademir Pacelli Ferreira
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
HTML
PDF
Síndrome da alienação parental: um novo tema nos juízos de família
Marcele T. Homrich Ravasio
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
HTML
PDF

Licença Creative Commons
Este número de Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciado sob uma
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.


voltar para edições


Universidade do Estado do Rio de Janeiro
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Instituto de Psicologia
© Estudos e Pesquisas em Psicologia

Adobe Reader - para visualizar arquivos pdf
Rua São Francisco Xavier, 524, bloco F, sala 10.005, 10° andar, CEP 20550-013, Rio de Janeiro-RJ, Brasil
Telefone: (21)2334-0651

E-mail: Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia

Página Inicial