|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
V11N1
Expediente
SUMÁRIO
Dossiê
Escola de Frankfurt |
Editorial |
Adriana Benevides Soares; Ana Maria Lopes Calvo
de Feijoo; Ariane Patrícia Ewald; Deise Mancebo;
Eleonôra Torres Prestrelo; Jorge Coelho Soares; Rita Maria Manso de
Barros
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio
de Janeiro, RJ, Brasil |
|
|
Artigos |
Escola
de Frankfurt: “o elogio da sombra”
The Frankfurt School: “the praise of shade”
Jorge Coelho Soares
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Ariane P. Ewald
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
|
|
|
On
Marcuse: critique, liberation, and reschooling in
the radical pedagogy of Herbert Marcuse
Sobre Marcuse: crítica, libertação
e reeducação na pedagogia radical de
Herbert Marcuse
Douglas M. Kellner
University of California - UCLA, Los Angeles, CA,
Estados Unidos da América
|
|
|
Para
un concepto de no lineal de Historia. Reflexiones
a partir de Walter Benjamin
For
a non lineal concept of History. Reflections
on the basis of Walter Benjamin’s philosophy
Stefan Gandler
Universidad Autónoma de Querétaro, Facultad de Ciencias Políticas y Sociales, Mexico |
|
|
A
lógica do mercado e as retóricas de inclusão: articulações
entre a crítica Frankfurteana e a Pós-Estruturalista
sobre as novas formas de dominação
The market logic and inclusion rethorics: articulations
between the frankfurtean and the post-structuralist
critique about the new ways of domination
Maria de Fátima Vieira Severiano
Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza, CE,
Brasil
Pablo Severiano Benevides
Universidade Federal do Ceará - UFC, Sobral, CE, Brasil |
|
|
Marcuse
e Flusser: para iniciar um diálogo
Marcuse and Flusser: beginning a dialogue
Maria Teresa Cardoso de Campos
Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH, Belo
Horizonte, MG, Brasil |
|
|
A
metrópole moderna, o olhar surrealista: considerações
benjaminianas
Walter
Benjamin's approach to the modern metropolis and the glance
surrealistic
Vanessa
Madrona Moreira Salles
Fundação
Mineira de Educação e Cultura - FUMEC, Belo Horizonte
- MG, Brasil |
|
|
Marcuse:
cultura, ideologia e emancipação no capitalismo tardio
Marcuse:
culture, ideology and emancipation in late capitalism
Luiz
Antonio da Silva Peixoto
Universidade
Federal de Juiz de Fora - UFJF, Juiz de Fora, MG, Brasil |
|
|
Sobre
a crítica de Jürgen Habermas ao projeto frankfurtiano:
separação epistemológica ou continuidade de uma tradição?
Jürgen
Habermas and the Frankfurtian project: epistemologic separation
or continuation of a tradition?
Aluísio
Ferreira de Lima
Universidade
Federal do Ceará - UFC, Sobral, CE, Brasil |
|
|
Expresionismo
y revolución: el abismo de la realidad
Expressionism
and revolution: the abism of the reality
Blanca
Muñoz
Universidad
Carlos III de Madrid, Madri, Espanha |
|
|
Política,
praxis e pseudo-atividade em Adorno
Politics,
praxis and pseudo-activities in Adorno
Wolfgang
Leo
Universidade
Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, SP, Brasil |
|
|
Marcuse
e Jameson: da cultura afirmativa ao Pós-modernismo
Marcuse
and Jameson: From the affirmative culture to Postmodernism
Mauricio
Miranda dos Santos Oliveira
Universidade
Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ,
Brasil |
|
|
Seção
Tradução |
Sobre
a Filosofia Concreta
Herbert
Marcuse (1898-1979)
Tradução de:
Décio Rocha
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ,
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Katharina Jeanne Kelecom
Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ,Brasil |
|
|
Sobre
a possibilidade de construção de uma Filosofia Concreta
em Herbert Marcuse (Comentário I)
Jorge
Coelho Soares
Universidade
do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro,
RJ, Brasil |
|
|
A
propósito de La Dialéctica Concreta de Herbert Marcuse (Comentário II)
Blanca
Muñoz
Universidad
Carlos III de Madrid, Madri, Espanha |
|
|
Seção
Clio-Psyché |
A
questão da consciência na Psicologia de
Wilhelm Wundt
The
Question of Consciousness in Wilhelm Wundt’s Psychology
Cíntia
Fernandes Marcellos
Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Juiz
de Fora, MG, Brasil
Saulo de Freitas Araujo
Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Juiz
de Fora, MG, Brasil
|
|
|
Contextos
, processos e memórias: narrativas sobre saúde
mental nas décadas de sessenta a oitenta no Brasil
Contexts,
processes and memory: narratives about mental-healthcare
from the 1960's to the 1980's in Brazil
Helena
Beatriz Kochenborger Scarparo
Pontifícia Universidade Católica do Rio
Grande do Sul – PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
Adolfo Pizzinato
Pontifícia Universidade Católica do Rio
Grande do Sul – PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
Aline Accorssi
Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul –
PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
|
|
|
"O
Dr. Alô falou para não contrariar": a consolidação da
Psiquiatria no Paraná na primeira metade do século XX
The
consolidation of Psychiatry in Paraná, in the first
half of the twentieth century
Andrea
de Alvarenga Lima
Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba,
Paraná, Brasil
Adriano Furtado Holanda
Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba,
Paraná, Brasil
|
|
|
El
Día del Psicólogo en Chile: reflexiones y argumentos respecto
a su conmemoración
O dia
do Psicólogo no Chile: uma reflexão sobre essa comemoração
Gonzalo
Salas Contreras
Universidad
Central de Chile, Santiago, Chile |
|
|
Resenha |
Diálogos
de Psicologia e Educação: tecendo histórias
Rodrigo
Lopes Miranda
Universidade
Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil |
|
|
Comunicação
de Pesquisa |
Os
sentidos atribuídos ao cuidar na infância
The
meanings attributed at caring for children
Jerto
Cardoso da Silva
Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz
do Sul, RS, Brasil
Clarissa Junqueira Lopes
Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz
do Sul, RS, Brasil
Jéssica Natália Canello
Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz
do Sul, RS, Brasil
|
|
|
Este número de Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
|
|
|
|
|