Apresentação Editores Edições Busca Normas Contato Links Úteis

V11N1
Bolinha Expediente

SUMÁRIO
Dossiê Escola de Frankfurt
Editorial
Adriana Benevides Soares; Ana Maria Lopes Calvo de Feijoo; Ariane Patrícia Ewald; Deise Mancebo; Eleonôra Torres Prestrelo; Jorge Coelho Soares; Rita Maria Manso de Barros
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
HTML
PDF
Artigos
Escola de Frankfurt: “o elogio da sombra”
The Frankfurt School: “the praise of shade”
Jorge Coelho Soares
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Ariane P. Ewald
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

HTML
PDF
On Marcuse: critique, liberation, and reschooling in the radical pedagogy of Herbert Marcuse
Sobre Marcuse: crítica, libertação e reeducação na pedagogia radical de Herbert Marcuse

Douglas M. Kellner
University of California - UCLA, Los Angeles, CA, Estados Unidos da América
HTML
PDF
Para un concepto de no lineal de Historia. Reflexiones a partir de Walter Benjamin
For a non lineal concept of History. Reflections on the basis of Walter Benjamin’s philosophy
Stefan Gandler
Universidad Autónoma de Querétaro, Facultad de Ciencias Políticas y Sociales, Mexico
HTML
PDF
A lógica do mercado e as retóricas de inclusão: articulações entre a crítica Frankfurteana e a Pós-Estruturalista sobre as novas formas de dominação
The market logic and inclusion rethorics: articulations between the frankfurtean and the post-structuralist critique about the new ways of domination

Maria de Fátima Vieira Severiano
Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza, CE, Brasil
Pablo Severiano Benevides
Universidade Federal do Ceará - UFC, Sobral, CE, Brasil
HTML
PDF
Marcuse e Flusser: para iniciar um diálogo
Marcuse and Flusser: beginning a dialogue

Maria Teresa Cardoso de Campos
Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH, Belo Horizonte, MG, Brasil
HTML
PDF
A metrópole moderna, o olhar surrealista: considerações benjaminianas
Walter Benjamin's approach to the modern metropolis and the glance surrealistic
Vanessa Madrona Moreira Salles
Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC, Belo Horizonte - MG, Brasil
HTML
PDF
Marcuse: cultura, ideologia e emancipação no capitalismo tardio
Marcuse: culture, ideology and emancipation in late capitalism
Luiz Antonio da Silva Peixoto
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Juiz de Fora, MG, Brasil
HTML PDF
Sobre a crítica de Jürgen Habermas ao projeto frankfurtiano: separação epistemológica ou continuidade de uma tradição?
Jürgen Habermas and the Frankfurtian project: epistemologic separation or continuation of a tradition?
Aluísio Ferreira de Lima
Universidade Federal do Ceará - UFC, Sobral, CE, Brasil
HTML PDF
Expresionismo y revolución: el abismo de la realidad
Expressionism and revolution: the abism of the reality
Blanca Muñoz
Universidad Carlos III de Madrid, Madri, Espanha
HTML PDF
Política, praxis e pseudo-atividade em Adorno
Politics, praxis and pseudo-activities in Adorno
Wolfgang Leo
Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, SP, Brasil
HTML PDF
Marcuse e Jameson: da cultura afirmativa ao Pós-modernismo
Marcuse and Jameson: From the affirmative culture to Postmodernism
Mauricio Miranda dos Santos Oliveira
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
HTML
PDF
Seção Tradução
Sobre a Filosofia Concreta
Herbert Marcuse (1898-1979)
Tradução de:
Décio Rocha
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Katharina Jeanne Kelecom
Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ,Brasil
HTML PDF
Sobre a possibilidade de construção de uma Filosofia Concreta em Herbert Marcuse (Comentário I)
Jorge Coelho Soares
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
HTML PDF
A propósito de La Dialéctica Concreta de Herbert Marcuse (Comentário II)
Blanca Muñoz
Universidad Carlos III de Madrid, Madri, Espanha
HTML PDF
Seção Clio-Psyché
A questão da consciência na Psicologia de Wilhelm Wundt
The Question of Consciousness in Wilhelm Wundt’s Psychology
Cíntia Fernandes Marcellos
Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Juiz de Fora, MG, Brasil
Saulo de Freitas Araujo
Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Juiz de Fora, MG, Brasil

HTML PDF
Contextos , processos e memórias: narrativas sobre saúde mental nas décadas de sessenta a oitenta no Brasil
Contexts, processes and memory: narratives about mental-healthcare from the 1960's to the 1980's in Brazil
Helena Beatriz Kochenborger Scarparo
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
Adolfo Pizzinato
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
Aline Accorssi

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
HTML PDF
"O Dr. Alô falou para não contrariar": a consolidação da Psiquiatria no Paraná na primeira metade do século XX
The consolidation of Psychiatry in Paraná, in the first half of the twentieth century
Andrea de Alvarenga Lima
Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba, Paraná, Brasil
Adriano Furtado Holanda
Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba, Paraná, Brasil

HTML PDF
El Día del Psicólogo en Chile: reflexiones y argumentos respecto a su conmemoración
O dia do Psicólogo no Chile: uma reflexão sobre essa comemoração
Gonzalo Salas Contreras
Universidad Central de Chile, Santiago, Chile
HTML PDF
Resenha
Diálogos de Psicologia e Educação: tecendo histórias
Rodrigo Lopes Miranda
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil
HTML PDF
Comunicação de Pesquisa
Os sentidos atribuídos ao cuidar na infância
The meanings attributed at caring for children
Jerto Cardoso da Silva
Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil
Clarissa Junqueira Lopes
Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil
Jéssica Natália Canello
Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

HTML PDF

Licença Creative Commons
Este número de Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciado sob uma
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.


voltar para edições


Universidade do Estado do Rio de Janeiro
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Instituto de Psicologia
© Estudos e Pesquisas em Psicologia

Adobe Reader - para visualizar arquivos pdf
Rua São Francisco Xavier, 524, bloco F, sala 10.005, 10° andar, CEP 20550-013, Rio de Janeiro-RJ, Brasil
Telefone: (21)2334-0651

E-mail: Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia

Página Inicial